Política Anti-Spam
SPAM é todo e-mail enviado sem solicitação por emissores desconhecidos para o qual você não entregou seu endereço e-mail.
Estas mensagens normalmente tentam convencer a comprar um produto ou a clicar em um link para uma página na Internet, como a distribuição de panfletos na rua. Pode não parecer um problema, porém a mascarada mala direta denominada spam, acompanhando o crescimento da Internet prejudica os usuários e provedores congestionando redes e comprometendo a qualidade do serviço.
Se pretende praticar envio de e-mails não solicitados para atrair acessos ao seu site, por favor não hospede com a A2 Informática. Nos realmente queremos prestar um bom serviço e livre de spammers. Da mesma forma que coibimos a entrada de e-mails spam em nossos servidores é dever seguir uma política rígida para atingir um bom serviço.
A PRAGA SPAM
Na internet atual o e-mail se mostrou um serviço indispensável, fazendo com que os servidores de e-mail tenham uma tarefa de grande importância, que é efetuar o envio e o recebimento das milhares de mensagens a todo segundo e para qualquer lugar do mundo. Estes servidores vivem em constante missão crítica, e podem ser configurados de diversas formas até mesmo especializados para prática de spam. O spam causa excessivo tráfego lixo na rede, imagine uma mensagem de 10K com um milhão de envios e compare com o ato de mandar o entregador do correio que entrega cerca de 100 cartas por dia, entregar 10.000 cartas de uma vez.
Hoje infelizmente cerca de 90% dos usuários da Internet recebem spam.
"Irritadas com os e-mails de malho comercial, o que as pessoas fazem? Segundo o Gartner, 44% já se queixaram de spam a alguém. A maioria a quem enviou a mensagem (64%) e ao provedor de acesso à Internet (53%). A minoria ao provedor do spammer (34%) à companhia beneficiada pelo spam (24%) a amigos e parentes (10%) e ao governo (10%)."
Como se pode ver na pesquisa acima, quando um usuário provoca um spam quase metade dos destinatários enviam uma resposta, gerando novamente e-mails e tráfego desnecessário na rede além de reclamações aos provedores responsáveis pela manutenção dos servidores de e-mail e hospedagem do site spammer.
O PROBLEMA PARA O PROVEDOR
Os provedores e consequentemente seus usuários sempre são os maiores prejudicado quando existe um site spammer na rede, seus problemas resumidamente são estes:
- Servidores de e-mails ficam sobrecarregados prejudicando o desempenho as vezes de toda rede.
- Reclamações de clientes referente a velocidade de envio e entrega de mensagens pelo servidor.
- Reclamações de provedores que recebem spam, e muitas vezes originando bloqueio de sua rede, proibindo que clientes de um provedor envie mensagens a outros provedores. Impedindo a comunição de 2 usuários de provedores distintos.
- Reclamações dos usuário que recebem o spam ao provedor de e-mail e hospedagem, cobrando uma ação contra o spammer.
- Gasto excessivo de link durante o envio de spam e recebimento de acessos.
- Bloqueio a rede, colocando em risco a comunicação entre outros provedores consequentemente impedindo a comunicação entre usuários de redes distintas.
O QUE A A2 INFORMÁTICA FAZ PARA PROTEGER OS CLIENTES DE SPAM?
Procuramos configurar nossos servidores de modo seguro, bloqueando mensagens de servidores de e-mails emissores que não estão corretamente configurados e seguindo nossas normas técnicas.
Normas técnicas: o servidor de e-mail, utilizado para realizar a entrega de e-mails aos nossos servidores, doravante referenciado emissor deve seguir as regras:
- 1. O endereço IP utilizado pelo emissor para realizar a entrega dos e-mail deve ter um reverso e esse reverso deve se referenciar ao mesmo endereço IP;
- 2. O endereço IP utilizado pelo emissor tem de pertencer a uma pessoa jurídica e ser destinado ao envio de e-mail. Ou seja, não pode ser utilizado endereços de acesso discados, adsl e variantes;
- 3. O endereço IP utilizado pelo emissor não pode estar marcado como pertencente a spammer ou a um proprietário que não proteja contra o uso indevido por spammers;
- 4. No diálogo SMTP, o comando HELO, ou correspondente, deve registrar o reverso do endereço IP utilizado para entrega do e-mail, ver item 1;
- 5. O endereço de e-mail do emissor que envia e-mails de fora da A2 Informática deve ser válido, existir e não pode ser um endereço de e-mail de um domínio hospedado por nossos servidores.
- 6. O endereço de e-mail dos destinatários do e-mail devem ser válidos,
existir e ser hospedado conosco
- 7. O estados do protocolo SMTP devem ser seguidos de forma respeitosa,
qualquer comportamento hostil (e.g. pipelining) invalidará o envio do
e-mail. - 8. O endereço IP do rementete assim como o endereço IP do servidor de
origem da mensagem destinada a nossos servidores não devem constar
nas BlackLists da Internet como por exemplo: spamhaus, ordb, spamcop,
reynolds, ahbl, blitzed, abuseat entre outras. - 9. Mensagens que contenham vírus de computador também são rejeitadas
pelo nosso servidor, estas mensagens sao deletadas automaticamente
e o servidor envia uma mensagem de alerta para o emitente e outra
para o destinatário.
Quando nossos servidores recebem mensagens que não seguem as normas técnicas, automaticamente é emitido ao servidor destinatário uma mensagem de erro e não completando a entrega.
Estas normas visam unicamente proteção contra spam aos clientes A2 Informática.
O QUE FAZ A A2 INFORMÁTICA QUANDO UM CLIENTE REALIZA SPAM?
Quando spam é caracterizado automaticamente a conta é congelada junto com seu acesso FTP. É enviado um e-mail ao cliente informando a denúncia, o cliente é indicado a conhecer nossa política contra spam convidado a se retirar.
Porém o acesso ao website poderá ser liberado mediante a confirmação do pagamento de uma multa de R$ 150,00, em caso de re-inicidência a conta é excluída automaticamente sem nem mesmo acesso a backup.
A A2 Informática também não permite sites com conteúdo que faça referencias positiva e envio de e-mails em massa e vendas de listas de SPAM, para sites neste genero o congelamento é imediato sem possibilidade de retornar o serviço. Recomendamos a nossos usuários não acreditar em sites que prometem soluções de publicidade através de envio de e-mails.
A A2 Informática acredita que os provedores devem realmente incorporar a responsabilidade de dimunir o spam. Por esse motivo sempre alertamos os provedores quando somos alvo de spam e cobramos deles medidas de bloqueio do cliente.
COMO NOTICIAR A A2 INFORMÁTICA UM SPAM?
Através do e-mail denuncia@a2info.com.br
Lembre-se de incluir o cabeçalho e o corpo do texto na mensagem recebida quando for enviar alguma reclamação ao departamento de denúncias.
BASE LEGAL CONTRA SPAM
- Código de Defesa do Consumidor
Envio serviço / produto não solicitado
Cap V, Artigo 39, parágrafo III
Propaganda enganosa
Cap III, artigo 6. Inciso IV
Dificultar o acesso à banco de dados
Cap VII, Título II, artigo 72
- Constituição Federal
Direito de privacidade
Título II, Capítulo I, artigo 5, Inciso X
-Código Penal
Obtenção ilícita e não autorizada de informações, no caso endereços de e-mail.
Artigo 153